CONCURSO INSS 2015 - PARTE 01

CONCURSO INSS 2015 - ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO


                         Conceitos Iniciais

Para realizarmos uma boa prova na matéria de Ética no Serviço Público temos que, inicialmente, compreender o significado da palavra Ética, bem como as diferenças existentes entre Ética e Moral.

Constantemente, tais conceitos são utilizados como sinônimos, o que não faz nenhum sentido.

A palavra Ética deriva do grego ethos, que tem o mesmo sentido de "modo de ser, caráter, costume".

A palavra Moral, por sua vez, deriva do grego mos, significando "comportamento".

Assim, podemos conceituar Ética como a disciplina filosófica que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. Essa reflexão pode seguir as mais diversas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida.

Da mesma forma, podemos conceituar Moral como conjunto dos costumes e juízos morais de um indivíduo ou de uma sociedade que possui caráter normativo.

Como exemplo, podemos analisar a situação hipotética do apedrejamento de mulheres por um grupo de muçulmanos.

Nesta situação, a Ética se preocuparia em analisar o comportamento humano, que no exemplo seria o próprio apedrejamento, independente de que o provocou e do local onde o mesmo foi realizado.

Já a Moral analisaria se o comportamento é cabível segundo as regras daquela sociedade. Neste sentido, temos que a Virtude está inteiramente ligada ao conceito de Moral, estando relacionada à capacidade das pessoas fazerem o bem e utilizarem-se da Moral Pessoal.

No exemplo do apedrejamento, percebemos que no Brasil ele não seria aceito, resultando, em caso de sua ocorrência, em diversas infrações. No exemplo do Irã, por outro lado, ele seria perfeitamente cabível.

Conseguimos perceber, com isso, que a ÉTICA É UNIVERSAL, enquanto a MORAL É CULTURAL.


0 comentários:

Leia também

 

Copyright © De Tudo e Mais Um Pouco! Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger