Gestão de Projetos de Software

Gestão de Projetos de Software


A área de gestão de projetos de software fortaleceu-se ao longo dos anos em razão da necessidade de garantir a qualidade e o sucesso dos projetos de software. Ao aliar conceitos clássicos da área de administração, tais como planejar, coordenar, organizar e controlar, com elementos específicos da área de software, a área de GPS configura-se como multidisciplinar e integradora de aspectos tanto organizacionais como técnicos.

As atividades técnicas englobam desde as metodologias de desenvolvimento até a infraestrutura do ambiente; as atividades organizacionais vão desde o atendimento às necessidades da organização até o relacionamento com os recursos humanos envolvidos em todo o ciclo de vida do projeto. 

Por sua vez, o processo de desenvolvimento de software é formado por uma série de atividades técnicas e organizacionais que envolvem metodologias e ferramentas para elaborar, planejar, controlar e executar as atividades do projeto de desenvolvimento de software.

Gerenciamento de projeto de software


O gerenciamento de um projeto de software é o processo de tomar decisões que envolvem o uso de recursos, tanto materiais como humanos, para coordenar, controlar e realizar atividades, temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado. A integração desses recursos em um contexto específico de desenvolvimento de software não é uma tarefa fácil e exige uma gestão e esforço coordenado das pessoas envolvidas

O que é Gestão de Projetos?

É um conjunto de práticas que serve de guia para trabalhar de maneira produtiva e organizada. Essas práticas compreendem métodos e ferramentas que organizam as tarefas, identificam sua sequência de execução e dependências existentes, apoia a alocação de recursos e tempo, além de permitir o rastreamento da execução das atividades e medição do progresso relativo ao que foi defino no plano de projeto.

Gerência de Riscos

Como em todo projeto o risco é entendido como a probabilidade de que uma situação indesejável irá acontecer. Nesse sentido, a gerência de riscos está interessada em identificar riscos e buscar mecanismos que possam atenuar ou, até mesmo, eliminar os riscos. Os ricos podem ser de três naturezas: riscos de projeto, de produto ou negócios.

0 comentários:

Leia também

 

Copyright © De Tudo e Mais Um Pouco! Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger