Avaliar os investimentos e investir naqueles que criam riqueza

Avaliar os investimentos e investir naqueles que criam riqueza

São projetos de longo prazo que geram riqueza para a empresa. Estes projetos geralmente oferecem alta rentabilidade sendo a razão de ser das empresas. No entanto, se projetos forem conduzidos que não tenham sido avaliados corretamente estes podem destruir riqueza.

Isto é, proporcionar uma rentabilidade inferior ao necessário para o pagamento dos recursos utilizados. Para isso precisaremos ter critérios que nos permitem saber se o investimento é válido ou não. E a esses critérios nos dedicamos mais adiante. Mas todos critério são baseados em previsões dos fluxos de caixa que faremos sobre o futuro do investimento.

Essas previsões poderão variar com o tempo e deveremos manter os nossos modelos atualizados com as novas previsões que forem surgindo. Um outro tipo de previsão que terá também se ser feita é do capital no período que o investimento for analisado, isto também será considerado mais adiante.

Obtenção de recursos necessários nos mercados financeiros
Qualquer tipo de investimentos necessita de recursos para ser realizado. Esses recursos podem vir de agentes financeiros que queiram participar do investimento no papel de sócios, e neste caso chamamos os recursos de capital próprio. Podem também vir de agentes financiadores de dinheiro, na sua grande maioria bancos por um período limitado, que desejam receber juros pelo empréstimo, a esse tipo de capital chamamos de capital de terceiros.


Fica claro então que se a empresa não tiver recursos em caixa para a realização do investimento pretendido, ela deverá buscar no mercado financeiro o capital próprio ou capital de terceiros para a viabilização do investimento. E esta será sem dúvida uma das funções da área financeira da empresa. Para compreensão melhor desta função precisamos conhecer um pouco do funcionamento do mercado financeiro, que veremos mais adiante.

0 comentários:

Leia também

 

Copyright © De Tudo e Mais Um Pouco! Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger