SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Principais conceitos de Sistema de Informação

O mercado antes disputada por empresas locais, hoje convive com empresas de diversos lugares do muno - facilidade de transporte de mercadorias, divulgação de produtos e transferência de dinheiro entre países. Desta forma de organização necessitam de um diferencial para conquistar consumidores, isso porque a concorrência aumentou devido: facilidade de produção em larga escala e globalização. Assim, sistemas e tecnologias da informação tornam-se essenciais para o sucesso das empresas e organizações.

Quando falamos de sistemas é impossível não citar o biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy, um dos mais importantes cientistas do século XX, cujos estudos definiram a Teoria Geral dos Sistemas na década de 1930.

De acordo com o autor, a empresa seria um "todo organizado e complexo". inserida em um ambiente onde busca os recursos que utiliza e para o qual se destinam os resultados de suas atividades de transformação.

A partir dos estudos e publicações da Teoria Geral dos Sistemas, conceito de sistema - "um complexo de elementos e interação". passou a dominar as ciências e, principalmente, a Administração e a Informática.

Teoricamente, há dois tipos de sistemas: aberto e fechado. O sistema aberto é aquele que sofre influência do meio e que, com as ações, influencia o meio; o sistema fechado por sua vez não sofre influência do nem o altera com suas ações.

Outras definições encontradas para sistemas são:

  • um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a um meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo  organizado de transformação;
  • um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que integram formando um todo unitário e complexo;
  • um conjuntos de componentes e processos que visam transformar entradas e saídas, etc.
Observamos que todos esses conceitos são abrangentes podendo ser aplicados a inúmeros casos como sistema automotivo, sistema vascular, computador, sistema de transporte e outros. Isso porque todos são compostos por diferentes elementos que interagem entre sim gerando um resultado.

Todos os sistemas estão incorporados noutros sistema (meta-sistema) e podem ser sempre divididos em sistemas menores (subsistemas). Essa visão de sistemas e subsistemas contribui pra o entendimento de sistemas complexos, pois estes são subdivido em sistemas menores mais fáceis de serem estudados. Um bom exemplo é o corpo humano (sistema orgânico) que pode ser estudado através do sistema respiratório, sistema vascular, sistema nervoso dentre outros.

0 comentários:

Leia também

 

Copyright © De Tudo e Mais Um Pouco! Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger