Sistema de Informação Baseada em Computador

Sistema de Informação Baseada em Computador

Segundo Turban, McLean e Wetherbe, um Sistema de Informação Baseada em Computador (tabém chamada de sistema de informação), é um sistemas que utiliza tecnologia de  computação para executar algumas ou todas as tarefas desejadas.

Estes sistema pode ser formado por apenas um computador, ou por uma rede de computadores de diversos tamanhos com equipamentos periféricos, além de possuir redes de comunicação e bancos de dados.

Para os autores Laudon e Laudon os sistemas sócios técnicos envolvendo a coordenação de tecnologia, organizações e pessoas, pois os mesmo dever cooperar e ajudar-se mutualmente para organizar o desempenho do sistema completo, modificando -se e ajudando-se ao longo do tempo.

De acordo com O'BRIEN dos componentes dos sistemas de informação computadorizados são:

  • Hardware: computadores e periféricos: i,pressoras, processadores, monitores, teclado, etc. juntos, eles aceitam dados e informações, processam e permitem sua visualização.
  • Software: é um conjunto de programas que permite que o hardware processe os dados. Exemplos: software utilitário ( sistema operacional); software aplicativo ( conjunto de programas  que realizam as funções necessárias para dar suporte às atividades empresariais, Ex.: gerar folha de pagamento, emitir nota fiscal)
  • Pessoa: são as pessoas que trabalham com sistema ou utilizam a sua saída (output). também chamadas de usuários ou operadores de hardware e software.
  • Banco de Dados: Um BD pode ser definido como sendo um conjunto de dados operacionais integrados que tem por objetivo atender a uma comunidade de usuários. esses dados são armazenados de forma independente dos programas que utiliza, servindo assim a múltiplas aplicações de uma organização.
  • Redes: é um sistema de ligação que permite o compartilhamento de recursos entre diversos computadores.
  • Procedimentos: é o conjunto de instruções sobre combinar os elementos mencionados de forma a processar as informações e gerar as saídas desejadas. também podemos dizer que são as funções que o sistema deve executar.  
É importante salientar que um SI envolve muito mais do que apenas computadores. assim para obter sucesso na aplicação de um sistema de informação computadorizado é necessário a compreensão do negocio e do ambiente que esta recebendo apoio do SI. por exemplo, para construir um Si que de apoio as transações realizadas em um supermercado, é preciso entender todos os processos e procedimentos relacionados, tal como a compra e a venda de produtos, demandas irregulares feitas ao sistema, regulamentos legais correspondentes etc.

0 comentários:

Leia também

 

Copyright © De Tudo e Mais Um Pouco! Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger